sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pesquisa-Projeto

Projeto de Matemática

Tema: A Matemática do dia a dia

Conteúdos Curriculares: Porcentagem, Regra de Três e Estatística

Professora: Jóice Boff dos Santos

Alunos de 6ª série

Desenvolvimento do projeto:
Durante o ano ensinei aos alunos regra de três e no último trimestre entramos no conteúdo de porcentagem. Trabalhamos porcentagem na sala de aula e depois fomos para o LABIN para fazer jogos de fixação no rived.
Com os alunos em trio, pedi que escolhessem um tema de interesse do grupo para fazer uma pesquisa, uma entrevista com alunos da escola, professores, funcionários e pessoas de fora da escola.
Eles escolheram vários temas, entre eles:

Esporte preferido,
Fruta preferida,
Tipos de músicas,
Modelos de carros,
Horas na internet,
Horas de estudo por dia,
Torcedores gremistas e colorados,
Notas dos alunos

Feita a pesquisa eles fizeram a tabela de freqüência e transformaram os resultados para porcentagem. Fomos para o LABIN pesquisar os vários tipos de gráficos e qual o melhor para o seu tipo de pesquisa. Eles perceberam que um gráfico precisa de título, de legenda e informar a fonte.
Voltamos para a sala de aula e construímos os gráficos em cartolina e montamos um painel na sala com os vários tipos de gráficos.

Cada grupo construiu dois tipos de gráficos, eu combinei com eles que um deveria ser de setor o outro eles escolheriam entre colunas, barras, linha e pictograma.

Depois eu levei vários gráficos para fazermos a leitura e interpretação.

Com esse projeto eles viram na prática a utilização da regra de três, a fazer pesquisas e tabular os dados, a utilizar transferidor, compasso, fazer leituras e interpretação de gráficos.

Avaliação:

Através da observação direta e sistemática do interesse, atitude
e desempenho dos alunos durante o trabalho proposto e das conclusões sobre o mesmo.